terça-feira, 28 de maio de 2013

Serrano do Maranhão


Texto e fotografias: Marinelton Cruz
Igreja católica da sede do Município

Serrano do Maranhão  é um Município brasileiro do Estado do Maranhão fundado em 1994, pertence a mesoregião norte maranhense e microrregião do litoral ocidental maranhense, fazia parte do município de Cururupu  era denominada Povoado Serrano. Fica 111,37 Km da capital São Luis. Sua população é predominantemente rural. Antes de sua emancipação como município autônomo, era conhecido apenas como Serrano ou Povoado Serrano, e é uma das vilas mais antigas do Estado do Maranhão, formado por lavradores e pescadores em sua maioria quilombolas.




O município de serrano do Maranhão localizado no Norte do estado, com uma população de 10.924 habitantes composta de 94,8 % de negros e pardos (segundo o IBGE) é o Município com a maior densidade de negros  do Brasil, possui  na atualidade cinco comunidades quilombolas com registros na fundação palmares, são as comunidades de: Vista alegre, Iteno, Rio de Peixe, Vera Cruz e Boa Esperança  alem dos processo em andamento das comunidades de: Mariano dos Campos, Deus-Bem-Sabe, Mocal, Paraíso, Arapiranga, Boa Esperança, Portinho, Santa Filomena, Rosário, Soledade, Cedro, Cindim e Vera Cruz.

Apesar de ter sido emancipado em 1997, portanto uma cidade jovem, com apenas 16 anos de existência, hoje em 2013, já aparenta uma cidade maltratada, moribunda; resiste entre o primitivo e o contemporâneo, a situação calamitosa em que se encontra  nos remete aos tempos antigos.
aspectos das comunidades quilombolas
A cidade situa-se às margens da MA/006 que a corta ao meio. Mesmo sendo cidade na beira da estrada ficou esquecida no tempo. Carece de infraestrutura, saúde e educação. As populações urbanas e rurais subsistem da agricultura familiar e da pesca artesanal, a principal renda é a bolsa família são 2.262 benefícios; com um valor médio de R$ 221,97 por família.Se considerarmos que em serrano a média de pessoas por  domicilio fosse de cinco pessoas daria um total de 11.400 habitantes. Ou seja; as famílias de Serrano do Maranhão vivem principalmente dos recursos da bolsa família.
Antigo Caminho de acesso à Fazenda União


O Alto custo de vida e a escassez de gêneros; empobrece a cada dia a população de Serrano do Maranhão. O retratos da pobreza estão a mostra nos locais de moradia na zona rural e na sede do município. No entanto, nos anos de 2011 e 2012, o município recebeu do Governo Federal a quantia de trinta milhões de reais sob a rubrica de repasses para as áreas de educação e saúde, fundo de participação dos municípios, programa Fome Zero, entre outras rubricas menores. Em 2010, a quantia foi de doze milhões.


O extrativismo da terra a lavoura é a principal atividade, seguida da pesca artesanal de subsistência. A lavoura da mandioca é realizada em plantios das mandioca em pequenas propriedade; com roçados e queimadas,a  milenar roça no toco. A mandioca é utilizada principalmente para o fabrico da farinha de dàgua; que é torrada nas casas de forno espalhadas pelas comunidades rurais do município. A farinha é largamente utilizada na alimentação local.
Centro de Serrano do Maranhão


A pesca artesanal é desenvolvida nos campos inundáveis, igarapés, cabeceiras que ocorrem  pelo centro e pelas margens do município; alem da utilização de canais por pescadores que se aventuram em  pequenas canoas e redes malhadeiras.
Caminho na comunidade Quilombola  de Vera Cruz


 Sistema vocacional natural das terras de Serrano do maranhão é propício para o desenvolvimento da agricultura familiar; sendo o seu solo aproveitável para o desenvolvimento de diversas culturas como: a melancia, maxixi, milho, arroz, mandioca, melão, feijão dentre outras, as mesma são desenvolvidas de forma incipiente carecendo de assistência técnica e financiamentos adequados.
Boi cavalo


O mesmo pode se afirmar do seu sistema aquícola  os campos inundáveis, terras planas e baixas, igarapés e cabeceiras,lagos e lagoas, canais e apicuns formam um sistema próprio para o cultivo de base sustentável para  diversas  espécies de animais, como; diversas espécies de peixes de água doce e salgada,  molúsculos e crustáceos ( outras e camarões principalmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário